Seguidores

outubro 10, 2012

o dengue ou a dengue? (atualizado)

Ó pra ela, toda dengosa, pronta a atacar...

A escolha do tema de hoje foi-me “sugerida” por uma visita ao blogue http://linguagista.blogs.sapo.pt. Sendo um erro frequente, não lhe podemos dar tréguas.
PORTUGAL: Definida nos dicionários como “doença, em geral epidémica, comum nas regiões quentes, também denominada febre dos três dias, que tem por agente inoculador um mosquito”, a dengue (termo de origem obscura) é um nome feminino, sendo erro a sua utilização no masculino.
BRASIL: Sendo mais usual a utilização no feminino, as perspetivas dos dicionários divergem: o Aurélio, o Houaiss e o Michaelis só registam o feminino; já o Aulete e o Vocabulário da Academia Brasileira da Letras apresentam verbetes com a indicação de que este nome (substantivo no Brasil) tem os dois géneros.

CONCLUSÕES:
Portugal (norma luso-afro-asiática)
a dengue (nome)
 
Brasil (norma brasileira)
a dengue é o uso mais comum, mas as fontes acima referidas parecem legitimar também o opção o dengue
 
Nota: Há ainda (em Portugal e no Brasil) a palavra dengue adjetivo (do quimbundo ndengue, «menino; manha de menino», pelo castelhano dengue, «denguice; requebro»), significando dengoso, afetado, vaidoso, registada nos dicionários como tendo os dois géneros (masculino e feminino).

Abraço.
AP
 

4 comentários:

  1. Olá.
    Postagem divulgada no Portal Teia.
    Até mais amigos

    ResponderEliminar
  2. O adjetivo dengue com o significado de dengoso, afetado e vaidoso não deve vir certamente do quimbundo. Na verdade, como adjetivo, ndenge em quimbundo significa pequeno, menor, inferior, etc. Como substantivo significa criança.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço o reparo e já corrigi. A informação, via Porto Editora, estava truncada.
      AP

      Eliminar