Seguidores

outubro 02, 2012

.pseudo-solução, pseudossolução ou pseudo solução?

Vi há um pouco no blogue do Paulo Guinote (http://educar.wordpress.com) o título “Pseudo-solução”. Como o Paulo “discorda ortograficamente” em relação ao Novo Acordo, segue as regras de 1945. Efetivamente, segundo a norma anterior, era assim que se escrevia. Alterou-se a grafia da palavra? É o que vamos ver no parágrafo seguinte.
Mergulhemos no texto do AO. Destino: Base XVI, ponto 2, alínea a):
Não se emprega, pois, o hífen:
a)    Nas formações em que o prefixo ou falso prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por r ou s, devendo estas consoantes duplicar-se, prática aliás já generalizada em palavras deste tipo pertencentes aos domínios científico e técnico. Assim: antirreligioso, antissemita, contrarregra, contrassenha, cosseno, extrarregular, infrassom, minissaia, tal como biorritmo, biossatélite, eletrossiderurgia, microssistema, microrradiografia.

Terminando “pseudo” em vogal e começando a palavra-base por s, adeus hífen! De acordo com as novas regras, tanto em Portugal como no Brasil: pseudossolução. Não é coisa bonita de se ver, pois não! Mas é assim…

Abraços.
AP


Atenção:
Três novas mensagens no http://acordo-ortografico.blogspot.pt:
1. Contato ou contacto?
2. Co-piloto, copiloto ou co piloto?
3. Facto, fato ou tanto faz?

2 comentários:

  1. Oi, professor.Tudo bem? Espero que sim! realmente é meio difícil de nós nos acostumarmos com certas grafias desse acordo ortográfico,mas ele já é uma realidadde, não tem o porquê ficarmos prolongando essas discussões de ser contra ou a favor. Com o tempo, todo mundo vai se acostumar com a nova ortografia.

    Abraços do Brasil.

    ResponderEliminar
  2. É verdade! O tempo tudo cura, tudo normaliza.
    Abraços de Portugal.
    AP

    ResponderEliminar