Seguidores

dezembro 09, 2012

.Vírgula fácil e descomplicada!

A pontuação é um domínio espinhoso. Mesmo havendo alguma margem de manobra, o seu uso não pode ser arbitrário. Estou a preparar um pequeno guia que possa ser fácil de consultar, sem ser simplista. É um trabalho moroso que será partilhado em janeiro de 2013. Enquanto o documento não está pronto, proponho este excelente vídeo sobre o uso da vírgula.
Sente-se confortavelmente e clique na imagem para ter acesso à explicação do Professor Diego.
Fonte da imagem: AQUI.
Notas minhas para Portugal:
1. objeto = complemento
2. gauche = tímido

Abraço e bom resto de domingo!
AP

4 comentários:

  1. Vai Carlos, ser gauche na vida. Que barbaridade! Está a ensinar a colocar a vírgula, fala no vocativo e não põe vírgula antes de "Carlos"? Devia ser "Vai, Carlos..." Elementar! Como é possível????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto, existe esse lapso no documento. Não conheço o autor do vídeo, mas trata-se claramente de um lapso, pois, antes do exemplo de que fala, refere-se o uso de DUAS vírgulas com o vocativo ou expressões intercaladas.
      Não podia simplesmente fazer o reparo sem os sarcasmos? Agressividade gratuita e desnecessária...
      Bom Natal.
      P.s. Para que fique tranquilo em relação ao uso da vírgula com o vocativo: http://portuguesemforma.blogspot.pt/2013/06/ola-antonio-ou-ola-antonio.html

      Eliminar
  2. Olá Antonio!

    “Pirenopolino conquista o 3º lugar em Campeonato Sulamericano de Atletismo Master e garante vaga para o Mundial de Atletismo Master, que será realizado em 2018 na Espanha!”

    No caso acima o uso da vírgula entre a data e o local (em 2018 na Espanha) é opcional, certo? Qual a maneira mais fácil de diferenciar quando é obrigatório ou opcional?

    Desde já agradeço, abraço.
    Fim da conversa no bate-papo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já me fez essa pergunta noutra postagem. Repito a resposta:
      O critério determinante é a clareza da mensagem. No caso de expressões referentes a tempo e a espaço, é aconselhável o uso da vírgula se elas iniciarem a frase. Exemplo, aproveitando parte da sua frase: "Em 2018, em Espanha, será realizado o Mundo de Atletismo Master".
      Abraço.

      Eliminar