Seguidores

fevereiro 10, 2013

.solvível ou solvável?

Fonte da imagem: AQUI.
 
Mergulhados no cinzentismo da crise, em Portugal, vamos iluminando o imaginário com o verbo solver, em contraste com a dura realidade da insolvibilidade que afeta cada vez mais empresas e famílias.
Sejamos otimistas e confiemos na possibilidade de poder vir a ser, em breve, um país solvível… ou devemos dizer solvável?

A. O que dizem os dicionários e vocabulários
Os dicionários lusos e brasileiros, o Portal da Língua Portuguesa e a Academia Brasileira de Letras coincidem no registo das duas formas, embora a entrada solvável remeta aquela que parece a forma preferencial: solvível.
B. No Dicionário de erros e problemas de linguagem, 1995, Rodrigo de Sá Nogueira considera que solvável é “a adaptação servil e desnecessária do francês solvable” e que devemos usar solvível, vindo do português solver.

Conclusões
As fontes consultadas legitimam o uso tanto de solvível como de solvável.
Mas se quiser dar uma alegria póstuma a Rodrigo de Sá Nogueira (e ao amigo Montexto!), prefira solvível. É mais “português” e bem mais bonito para o ouvido com a doçura do i a atenuar a dureza do v
 
 
Abraço e bom resto de domingo! Aqui em Brejos de Azeitão chove mansamente. As couves, os nabos, os espinafres e restante flora comestível estão felizes na horta...
AP


2 comentários:

  1. «Solvável», «insolvável» é a abdicação do costume. Não tem desculpa, nem devia ter entrada em dicionários honrados.
    *
    Camilo escrevia tb «solúvel» e «insolúvel»: o insolúvel Fulano de Tal.
    - Montexto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cândido de Figueiredo, em 1913, no seu Novo Dicionário da Língua Portuguesa, também apresenta solúvel nessa aceção: "Que se póde solver, resolver ou dissolver."
      AP

      Eliminar