Seguidores

abril 23, 2013

.Qual a origem da palavra "manteiga"?

Imagem encontrada AQUI.
 
Como acontece com muitas e muitas palavras, sentimo-nos tentados a apostar no latim como origem da palavra manteiga
A consulta dos dois dicionários portugueses disponíveis online não foi esclarecedora: enquanto o da Priberam diz que a palavra é de “origem duvidosa”, a Infopédia nada diz.
Uma resposta de F. V. Peixoto da Fonseca, consultor do Ciberdúvidas, em 2007, não sendo taxativa, dá-nos pistas interessantes:
A origem da palavra é, de facto, obscura, mas, segundo se julga, pré-romana. Por este motivo, e dado que o basco já se falava na Península antes da vinda dos Romanos, muitos têm atribuído tal proveniência ao termo manteiga. Por curiosidade, em latim dizia-se butyrum, vocábulo originado no grego. Do latim vieram as denominações italiana, provençal, francesa, inglesa e alemã, enquanto o espanhol e o catalão as foram buscar à mesma língua que o português.

Conclusão:
A origem de manteiga, que não está no latim, é situada por muitos no basco.
Obs.:
1. Curioso, fiz uma pesquisa para descobrir como se diz manteiga em basco: gurin! Se para muitos, manteiga, mantequilla, mantega (catalão) provêm do basco, que relação há entre estes termos e a forma gurin?
2. E em romeno, outra língua latina, diz-se unt...

Abraço e muitas torradinhas com manteiga, se for do vosso gosto!
AP


2 comentários:

  1. Em italiano "mantecare" é adicionar manteiga, como se faz por exemplo na preparação do risotto: quase no final coloca-se manteiga para deixá-lo mais cremoso.

    ResponderEliminar