Seguidores

dezembro 07, 2013

.De onde vem a palavra SANDE(S)?


1. Enquanto no português do Brasil só encontramos sande para o singular (parecendo, no entanto, que o termo preferido é sanduíche que, ao contrário do que acontece em Portugal, é do género masculino: um sanduíche), no português europeu, é possível sande e sandes no singular: uma sande ou uma sandes.
2. Dito isto, vamos à origem da palavra.
Sande(s) é uma forma reduzida (por apócope) de sanduíche, tendo esta origem no inglês sandwich.

Nota final:
A palavra inglesa formou-se por derivação imprópria, tendo passado de Sandwich (nome próprio) a sandwich (nome comum).
É comum atribuir-se a invenção da sanduíche a John Montagu, 4º Conde de Sandwich (1718 — 1792). Embora tal autoria não esteja comprovada, partilho a história:
Conta a história, que certa noite, enquanto participava em mais uma rodada no jogo das cartas, pediu a um de seus criados que preparasse uma coisa "simples e rápida", pois não queria abandonar o seu passatempo preferido.
Sem saber o que fazer, o criado pegou em dois pedaços de pão e colocou um naco de presunto no meio. O lorde adorou a novidade. Nunca mais jantou e passou a comer só sanduíches.
(…) A invenção virou mania universal. Com o seu aspeto atraente, uso prático e a possibilidade de receber uma infinidade de novos ingredientes, possibilitando grande variabilidade, a sanduíche viu passar dois séculos de história sem perder o seu glamour. Adaptado de http://www.ufrgs.br/Alimentus/pao/curiosidades/sanduiche.htm

Abraço.
AP
Imagem encontrada AQUI.

1 comentário: