Seguidores

julho 18, 2014

.desapercebido OU despercebido?

Há pouco, na TVI24, Maria João Rodrigues foi entrevistada.
Indicada pelos meios de comunicação como um dos nomes candidatos a comissário europeu, não se furtou ao autoelogio despudorado, achando que era justo vir a ocupar o cargo. Sem surpresa, seguiu-se o elogio rasgado e sem reticências a Jean-Claude Juncker, recém-eleito presidente da Comissão Europeia. Finalmente, questionada sobre a qualidade do desempenho de Durão Barroso, deu uma no cravo e outra na ferradura.
É caso para dizer que a nossa Maria João a sabe toda?
Em relação à sua possível “promoção”, sim. Mas não no domínio da língua portuguesa. Referindo-se a algo a que as pessoas em geral não prestaram atenção, usou duas vezes a expressão “passou desapercebido”.
Embora existam ambos os termos (desapercebido e despercebido), o seu sentido é diferente. Eis o que diz o Ciberdúvidas:
Desapercebido, particípio passado de desaperceber (des + aperceber), significa: desprevenido; desguarnecido; desacautelado.
Despercebido, partícipio passado de desperceber (des + perceber), quer dizer: que se não viu nem ouviu; a que se não prestou atenção; desacautelado; que não foi notado.

CONCLUSÃO:
Embora haja uma proximidade de sentidos, os factos passam sempre despercebidos. Quanto a Maria João Rodrigues, foi apanhada desapercebida…

Abraço e bom fim de semana!
AP

Sem comentários:

Enviar um comentário