Seguidores

dezembro 30, 2014

Qual a melhor regra de ortografia da língua portuguesa?


À partida, uma boa regra de ortografia é aquela que não admite exceções. Com esse critério, teríamos uma lista de hipóteses à escolha. No entanto, tão importante como não terem exceções é as regras serem enunciadas de forma simples e de fácil compreensão para os utilizadores da língua.

Dito isto, apresento a minha escolha. A regra foi introduzida com a Base XXVI do Formulário Ortográfico de 1911 (adotada pelo Brasil de forma definitiva apenas 20 anos mais tarde):

Todos os vocábulos cuja sílaba predominante seja a antepenúltima terão essa sílaba marcada com o competente acento escrito; ex.: sábado(s), câmara(s), cédula(s), pêssego(s), sêmola(s), concêntrico(s), título(s), íntimo(s), pródigo(s), cómodo(s), etc.
 
DITO DE OUTRA FORMA:
Todas as palavras proparoxítonas (esdrúxulas) passaram a ter acento gráfico, o que se mantém na atualidade.

Abraço.
AP
Imagem encontrada AQUI.

1 comentário:

  1. Exemplo: físico, tísico,médico, vândalo, e etc. Faz-me lembrar dos tempos de escola onde oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas não entravam na minha cabeça e em casa era obrigada a fazer lição de casa com minha mãe no meu pé.

    ResponderEliminar