Seguidores

agosto 28, 2015

Verbos difíceis de conjugar (5): INTERVIR


Ao contrário de outros, este não seria teoricamente um verbo difícil de conjugar, pois basta seguir o modelo de conjugação de VIR. O problema é que frequentemente assistimos à interferência do modelo de VER na conjugação de alguns tempos/modos/pessoas.

Verbo INTERVIR: tempos/modos/pessoas a ter debaixo de olho!
Pretérito perfeito do indicativo
Eu intervim
Tu intervieste
Ele interveio
Nós interviemos
Eu interviestes
Eles intervieram
Pretérito imperfeito do indicativo
Eu intervinha
             …
Futuro do conjuntivo

Se eu  intervier
             ...      
Pret. imperfeito do conjuntivo
           
Se eu interviesse
                ….
Gerúndio
intervindo

Nota: conjuntivo = subjuntivo no Brasil.

Abraço!
ProfAP
Imagem encontrada AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário