Seguidores

novembro 22, 2015

Há uma relação etimológica entre SALSA e SAL?


Ao passar os olhos pela expressão “salsas águas” em “Os Lusíadas”, questionei-me se a relação etimológica do adjetivo salsas (= salgadas) com sal teria algo a ver com a designação da aromática SALSA que todos conhecemos.

Uma consulta da Infopédia foi esclarecedora:
SALSA vem do latim salsa- [herba-], «erva salgada».

Notas (transcritas do Ciberdúvidas):
1.o vocábulo medieval salsa («molho») radica no latim sal («sal»).
2.o termo latino para a nossa salsa era petroselinum ou petroselinon, com as variantes medievais petrosillum e petrisellum (…). É de petroselinum que, por via direta ou indireta, derivam os vocábulos que, em muitas línguas europeias, designam esta planta aromática (por exemplo, inglês parsley, francês persil, alemão Petersilie, italiano prezzemolo, espanhol perejil). Este vocábulo petroselinum, aliás, também deixou rasto em português, embora por via do provençal antigo, dando origem a perrexil. Parece haver discordância quanto ao significado atual deste vocábulo. (…) em galaico-português, de acordo com Dicionario de dicionarios do galego medieval – Corpus lexicográfico medieval da lingua galega (Instituto da Língua Galega), que neste ponto se baseia nos comentários do reputado filólogo Manuel Rodrigues Lapa (1897-1989) à obra Cantigas d’escarnho e de mal dizer dos cancioneiros medievais galego-portugueses, perrexil parece ter o significado de «salsa» ou «cor de salsa».

Abraço.

ProfAP

2 comentários:

  1. Bem interessante o esclarecimento. Nunca havia sequer pensado em desvendar a origem dessa palavra. Já a forma alemã me é conhecida, por conta da minha origem de nascimento. Falei alemão até os seis anos de idade, quando comecei a frequentar a escola.

    ResponderEliminar
  2. Interessante Antonio
    Aliás nossa língua é muito rica . Não é mesmo ?
    abs
    Kiko

    ResponderEliminar