Seguidores

fevereiro 26, 2016

De que precisa o mundo: SIMPATIA ou EMPATIA?


1.    SIMPATIA: do grego sympátheia, pelo latim sympathīa 
Esta é uma das palavras que mais usamos e uma das qualidades que mais apreciamos nas relações com os outros. São diversos os seus sentidos: afinidade, amabilidade, afabilidade, compaixão, participação nos estados afetivos dos outros e mesmo o começo do amor. (Infopédia)

2.   EMPATIA: de em- + o grego pathos (estado de alma) + -ia 
Usa-se pouco esta palavra, sobretudo na sua verdadeira aceção, e, desgraçadamente, pratica-se menos ainda o conceito que ela encerra.
Aqui, o leque de sentidos é mais restrito: faculdade de compreender emocionalmente, capacidade de se identificar com outra pessoa e, na Psicologia, identificação emocional com o eu de outro. (Infopédia)

CONCLUSÃO:
Se a SIMPATIA afaga a alma e contribui para a harmonia social, a EMPATIA, muito mais discreta e emocional, entra pela alma dentro e pode mudar o mundo!
Pormo-nos na pele dos outros é o exercício supremo de abertura ao que escapa, sem nos darmos conta, ao nosso pequeno mundo privativo. É a forma mais generosa de ser e de estar, contributo precioso combater as maiores injustiças do mundo: egoísmo, indiferença, preconceito, xenofobia, racismo…
Se à empatia juntarmos a simpatia, é a cereja a coroar o bolo!

Um abraço empático para todos os leitores.

ProfAntónio
Imagem (adaptada) encontrada AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário