Seguidores

abril 23, 2016

“Fui eu quem fiz” ou “Fui eu quem fez"?


Encontramos com frequência, lado a lado, as duas construções, mas apenas uma delas está correta. A regra, como vamos ver, é fácil de aplicar e evita que dêmos um valente pontapé na gramática…

RESPOSTA:
O certo é dizer “Fui eu quem fez”!
REGRA (Ciberdúvidas): “Antecedido por pronome pessoal (necessariamente com a função de sujeito), o pronome relativo quem obriga à conjugação do verbo na 3ª pessoa do singular: fui eu quem fez este texto; foste tu quem fez este texto; fomos nós quem fez este texto..."
Obs.: Com QUE é bem diferente, pois faz-se a concordância com o pronome que vem antes: fui eu que fiz, foste tu que fizeste, foi ele que fez, fomos nós que fizemos

A concluir, fui eu quem fez este artigo ou, dito de outra forma, fui eu que fiz este artigo.
Abraço.
ProfAP
Imagem encontrada AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário